Blogger templates

Blogger news

domingo, 16 de novembro de 2014

Pontos Positivos e Negativos de ser um Graduate TA (de português) nos EUA

Essa semana recebi um pedido de uma professora daqui da Universidade para fazer um vídeo para divulgar os estudos lusófonos nos EUA.  Ela me pediu para falar sobre os pontos positivos e negativos de ser um estudante aqui.

Foi bem difícil fazer uma lista, pois confesso que quando estou chateada os pontos negativos transformam-se em pequenos-grandes monstros e me fazem querer fugir daqui correndo sem nem olhar pra trás. hahaha

Não quis pô-los no vídeo, pq acho que não seria muito animador ouvi-los pois seriam como um banho de agua fria para um possível candidato. Mas vou postá-los aqui para ninguém chegar dizendo que veio enganado. E para balancear também falarei sobre os pontos positivos no final. E você, querido leitor, tenha sempre em mente que na vida nem tudo são flores. ;)

Vamos lá, então.

PONTOS NEGATIVOS

1. Saudades de casa - A famosa "Homesickness" (Não precisa explicar, né?)
2. Falta de grana (Sempre sobra mês no fim do salário, não tem jeito! A bolsa podia ser um "poquim" mais alta, ou as fees um "poquim" mais baixas... ai, ai.)
3. Medo de algo ruim acontecer (Oração diária para nunca precisar de médico aqui, e que nada de ruim aconteça com a sua família no Brasil)
4. A maldita Solidão (É... eu posso escrever um livro sobre isso).
5. Dificuldades de adaptação  (Um saco. Primeiros 6 meses, pelo menos.)
6. "Competir" com nativos  (Não seria bem competir, mas é a ideia de ser avaliado da mesma forma que eles numa aula ensinada em inglês, por exemplo.)
7. Job market não muito favorável ao se formar (Isso é verdade para a grande maioria dos cursos da área de humanas, infelizmente...)
8.  Será se vai dar certo?  (Não sei te responder.)
9. Salário de 9 meses. (O ano tem 12 meses, mas a gente só recebe 9, ou 10 meses  (no caso da UGA). O resto do ano funciona no "se  vira nos 30", literalmente.
10.   Esqueça os Fins de Semana. (Um bom aluno de pós trabalha todos os FDS, feriados e até nas férias. Tá, eu confesso, nas férias eu só quero ver novelas, jogar candy crush e esquecer da vida. kkk)


Pronto, é isso. Consegui te fazer desistir? Espero que não! E olha que eu nem falei do clima...

Agora, vamos para os pontos positivos pq rapadura não é só dura, ela também é docinha. :)

PONTOS POSITIVOS

1. Conhecer pessoas de todo o mundo!
2. Estudar num campus lindo, super tecnológico e DE GRAÇA!**
3.  Melhorar o seu inglês e aprender novas línguas (estou estudando espanhol)
4. Ensinar seu idioma e sua cultura numa universidade americana**
5. Ter uma rotina diferente
6. Oportunidade de ir a congressos na sua área
7. Ser capaz de escrever artigos em inglês e publicá-los
8. Vivenciar uma nova cultura
9. Auto-conhecimento e independência
10. Um upgrade no seu currículo


Creio que a maioria desses pontos que citei aqui também valem para aqueles que são alunos aqui mas com outro tipo de bolsa.
Os ** se referem aos pontos positivos para alunos de estudos lusófonos, assim como eu. :)
Então, isso é tudo por hoje. Avalie bem e veja se é isso mesmo que vc quer.

Até mais!

Ps: Não esqueça de visitar o meu site (ainda em construção) caso você precise de serviços personalizados relacionados com o processo de aplicação para universidades americanas.
Aqui o endereço: http://becamc.wix.com/no-rumo-do-vento

Sem comentários:

Enviar um comentário