Blogger templates

Blogger news

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Manual - Parte I (Continuação)

Então, ainda falando sobre o processo de aplicação nas Universidades, hoje eu falarei sobre o processo de aceitação.

Depois de você enviar todos aqueles milhões de documentos que listei para a Universidade (e ou para o Graduate college da sua universidade), pagar uma grana alta pelas taxas, ter tido a confirmação dos seus recomenders terem de fato te recomendado (você sabe disso por e-mail). E ter todos os documentos certinhos, devidamente entregues nos lugares que eles deviam chegar. Finalmente vai chegar a parte mais importante (e talvez a mais estressante) do seu processo: a entrevista com o seu futuro departamento.

Se você já passou por uma entrevista de emprego, você sabe bem como é a emoção de ter que responder tudo certinho, fazer bom uso do seu idioma (e de sua aparência) e tentar parecer ao mesmo tempo tranquilo e seguro das suas respostas. Agora, meu chapa, tenta fazer isso em inglês para praticamente uma banca te enchendo de perguntas. A conversa começa bem tranquila, para que você se sinta a vontade, depois vêm as perguntas (fale sobre sua experiência como aluno e profissional, area de interesse para pesquisa, por que você seria um bom aluno para o departamento, etc, etc). Uma verdadeira sabatina, mas você vai sobreviver, confie no seu taco! (E pratique antes!) Estarei aqui na torcida que sua entrevista seja um sucesso!

Aqui algumas dicas da FORBES  http://www.forbes.com/sites/deborahljacobs/2014/05/27/how-to-ace-a-phone-interview/



Agora, depois que tudo é enviado e você é devidamente entrevistado, vai chegar a hora da verdade (ou a hora da espera). E putz, bota espera nisso. Você deve enviar tudo entre os meses de dezembro e janeiro (dependendo da universidade) e o resultado só sai meses depois (entre os meses de março e o fim de abril). Se você não sebe o que é ansiedade é porque você nunca viveu uma espera dessas. É estressante! Prepare-se para verificar o seu e-mail 100 vezes por dia, dando um pulo cada vez que você recebe uma mensagem nova. hahaha

Então, de repente, ela finalmente chega: A carta de admissão! "Congratulations! I've attached a letter for you with some good news!" Você chora, ri, sai gritando pela casa e tem a certeza que tudo o que você fez até ali valeu a pena, porque você conseguiu! Você tá dentro, querido! Maravilha!

Bem, bem. É legal? Claro que é! Mas agora que você vai ter que correr mais ainda, pois vão surgir mais algumas pequenas burocracias $$$ para que você possa finalmente começar a estudar fora: Taxa SEVIS, visto (com direito a uma nova entrevista!), certeza de alugar algum lugar para você morar,  e a compra das passagens pra gringolândia.

Depois de tudo isso, você estará pronto para vir. É só marcar sua festinha de bota-fora com os amigos e comemorar bastante! Afinal você sobreviveu a todo esse processo lindamente.Parabéns!

Agora sim, é a hora de comemorar. Aqui a minha sugestão de música para vocês:



Precisa de uma ajuda extra  durante o processo? 
Visite o meu site http://becamc.wix.com/no-rumo-do-vento para serviços personalizados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário