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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Feijãozinho com arroz - começando do começo.

 lLendo aqui o que tenho escrito, percebi que não falei sobre como você deve começar e ir em busca do seu curso no exterior.

Vamos lá, então!
Primeiro Passo: Torne-se melhor amigo do google
 1. Defina o que raios você quer estudar!
     Por exemplo, se você quer estudar Ciências Políticas aqui. Comece pesquisando pelo nome do curso no google (em inglês) + graduate studies.

E você verá uma página assim:


2. Clique nos links dos departamentos e veja o que cada um deles exige dos prospective graduate students.

Aqui um exemplo pra vocês:



3. Crie uma lista de todos os programas que vocês gostaria de aplicar.
Só saia da página depois que conferir todas essas informações:
Nome da universidade
E-mail e link para a página
Data limite para enviar os documentos
O que você precisa enviar
GRE (   ) sim (   ) não
Valor da taxa de inscrição
Algum financial aid mencionado na página? (  ) research assistant (  ) teaching assistant (  )fellowship
Algum professor trabalha com sua area de pesquisa? Nome __________

Aí você me pergunta: Isso leva tempo? Leva sim, muitoooo tempo. Mas é um trabalho necessário. Deixe de preguiça!


Segundo Passo: Hora de juntar a papelada
Já falei disso antes, então aqui vai o link falando sobre os documentos que devem ser enviados (fora o curriculo em inglês, a cópia do seu diploma, histórico e a tradução juramentada dos mesmos):


Terceiro Passo: Enviar tudo
Após você ter juntado a papelada toda, ter falado com seus professores sobre as cartas de recomendação e ter preenchido o formulários de aplicação de cada universidade, finalmente é a hora de enviar tudo. Yay!

Quando eu estava no Brasil, eu enviei meus formulários on-line pela plataforma da universidade de Illinois mesmo. Porém, além de Illinois, eu também apliquei para duas outras universidades que não ofereciam essa tipo de serviço. Eu lembro que na época eu enviei tudo pelos correios, num serviço um pouco mais caro que o convencional. Gastei uns 20 reais para enviar as coisas para cada universidade (não lembro o nome agora..). Os documentos chegaram em duas semanas. Eu enviei tudo com um mês de antecedência do prazo final, morrendo de medo das coisas não chegarem a tempo! 

Uma dica é enviar as copias autenticadas dos seus documentos: diploma, histórico e até a tradução juramentada. Daí quando você for aceito pela universidade, você leva o documento original para eles verem e entrega a tradução juramentada diretamente para eles (pensou ter que mandar fazer uma tradução juramentada para cada universidade que você vai aplicar? Haja dinheiro, meu amigo!).  

Depois disso é só pagar as taxas e esperar uma posição do departamento sobre a sua aplicação.
Caso eles gostem do seu material, eles devem marcar uma entrevista com você. 

E por fim, alguns meses, depois você saberá se foi aceito ou não. Caso você tenha aplicado para alguma financial aid, eles dirão se você será contemplado com uma ou não.
Se não recebeu nada além do SIM, você deverá pagar pelos seus estudos, ou você pode tentar uma bolsa pelo governo brasileiro. 

Você pode tentar pela Capes (para o doutorado)

CNPQ

ou Ciências sem fronteiras

Instituto Lemman

Então é isso, pessoal. Tudo é muito simples, só muito trabalhoso. 
Boa sorte, e falem comigo se houver alguma dúvida!

Precisa de uma ajuda extra  durante o processo? 
Visite o meu site http://becamc.wix.com/no-rumo-do-vento para serviços personalizados. 



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