Blogger templates

Blogger news

sábado, 6 de setembro de 2014

Uma ideia na cabeça

Depois de dois longos anos morando e estudando na cidade de Champaign, IL eu finalmente terminei o meu mestrado e agora estou indo para Geórgia para começar o meu doutorado.
Durante esse tempo como graduate student eu passei muitos "perrengues". Desde a questão de adaptação à vida universitaria americana, o clima extremamente frio de Illinois, o desafio de viver com roommates, e a pressão de ser uma aluna estrangeira sendo avaliada no mesmo nível que alunos americanos.

Por isso resolvi escrever, aos poucos, um manual de sobrevivência para alunos brasileiros que estão vindo viver fora. No momento esse manual ainda está em processo de construção, mas algumas das ideias principais estão (mais ou menos) divididas nos capítulos abaixo:

1. Aplicação e Processo de aceitação nas universidades
2. Preparação para a viagem 
3. Chegando na cidade (conseguir roommate, transporte, telefone, treinamento e apresentação no International Student Office)
4. Adaptando-se a nova vida (aulas, notas, papers - o que esperam de você como aluno, como lidar com o orientador)
5. Fazendo amigos 
6. Financial Aid Americana (TAship, RAship, Fellowship)
7. Vivendo com um stipend (dicas de como se organizar financeiramente)
8. Situações chatas (desastres naturais, problemas com roommates, falta de dinheiro, notas)

Minha ideia é ir postando cada capítulo desse manual aqui e futuramente publicar o produto final para auxiliar candidatos e estudantes de pós-graduação no exterior. Para tal, vou precisar de muita paciência dos meus leitores, pois é um projeto que demanda tempo, dedicação e muita pesquisa. Ficarei feliz se puderem enviar comentários, perguntas e sugestões. Dessa forma me sentirei mais "incentivada" a terminar esse trabalho o quanto antes. 
Fora isso, vou postar também algumas curiosidades da vida aqui e um pouco de como é a minha rotina de aluna internacional. 

Um abraço e vamos todos seguir o rumo do vento. 


Sem comentários:

Enviar um comentário